top of page

Qual a importância do Dia internacional do Orgulho LGBTQIA+?


Hoje trazemos a você uma matéria do brilhante Dr. Drausio Varela, sobre a importância, não só do respeito esta causa, mas também à sua conscientização e divulgação.


“A homossexualidade tem forte componente genético. Diversos estudos com gêmeos univitelinos demostraram que, quando um deles é homossexual, a probabilidade de o outro também o ser varia de 20% a 50%, ainda que separados quando bebês e criados por famílias estranhas.


Nas duas últimas décadas, acumulamos evidências científicas suficientes para afirmar que a homossexualidade está longe de ser mera questão de escolha pessoal ou estilo de vida. É condição enraizada na biologia humana.


Nunca houve nem existirá sociedade em que a homossexualidade esteja ausente. O estudo mais completo até hoje, realizado por Bailey e colaboradores da Austrália, mostrou que 8% das mulheres e dos homens são homossexuais.


Em 1993, o geneticista Dean Harner propôs um caminho para a identificação dos “genes gay”, sequências de DNA que estariam localizadas no cromossomo X (região Xq28). A descrição virou manchete de jornal, mas não pôde ser confirmada por outros pesquisadores, requisito fundamental para adquirir validade científica.


O fato de que 20% a 50% dos gêmeos univitelinos apresentam concordância da homossexualidade ressalta a influência genética, mas deixa evidente que a simples identidade de genes não justifica todos os casos.”


É importante termos a consciência de que esta é uma luta de todos e que a luta pelo reconhecimento dos direitos da comunidade LGBTQIA+ começou nos anos 60 mas continua até os dias atuais, tendo sido escolhido o mês de junho e o dia 28 de junho como o dia internacional para evidenciar a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+."


E, muito embora atualmente existam muitos movimentos com a finalidade de assegurar os direitos humanos desta comunidade, ainda existem muitos desafios e preconceitos que precisam acabar.

Como membro da sociedade você deve fazer parte da construção de uma sociedade mais justa, apoiando a luta pelo respeito deve ser constante e o direito de viver precisa ser respeitado!

.


Um grande abraço,


Andrea Martins


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page