O que é o “Novembro Azul”?

Esta é uma iniciativa internacional que teve sua origem na Austrália, no ano de 2003.

Aqui no Brasil, foi comemorado pela primeira vez em 2008.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é 17 de novembro.

O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

Durante este mês, o Ministério da Saúde aborda a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este tipo de câncer é o mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas e é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Mas o que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerc

a de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Em sua fase inicial, não apresenta sintomas e quando começa a surgir alguns sinais, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Estes sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar; • vontade de urinar com frequência; • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; • obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores d

e risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Em caso de suspeita de câncer de próstata podem ser realizados os seguintes exames: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em ca

sos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, em 2022 serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos.

Importante: Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazer o exame de PSA no sangue.

Um grande abraço,

Andrea Martins